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REGENERAÇÃO

REGENERAÇÃO

A palavra regeneração é particularmente utilizada no Novo Testamento, e em grego é polingenesia, com um conceito bastante amplo, podendo significar “novo nascimento” (Jo. 3.3,4), “gerar de novo” (I Pe. 1.3), e “nova criação” (II Co. 5.17; Gl. 6.15). Esse fenômeno tem relação com ensinamentos do Antigo Testamento, que tratam sobre o recebimento de “um novo coração” (Ez. 36.26) e a “um novo espírito” (Dt. 10.16; 30.6). Em Ez. 36.24 Deus promete retirar o coração de pedra, dando-lhe um novo espírito (ruah em hebraico), e um coração de carne (basar em hebraico).
Em Cl. 2.11 Paulo discorre a respeito da polingenesia, argumentando que essa é uma transformação que ocorre no coração daqueles que foram salvos através das obras de Cristo (Cl. 2.11). Mas é a passagem de Jo. 3.3,4, que costuma ser mencionada quando se trata da regeneração, por meio da expressão “novo nascimento”. Mas a palavra grega anothen seria melhor vertida para o português como “de cima”. Isso porque a regeneração é uma ação divina que vem do alto, é uma iniciativa do próprio Deus, que pelo Seu Espírito Santo traz vida ao pecador.
Paulo explica a Tito que não fomos salvos por causa das obras, mas por meio da misericórdia de Deus, sendo lavados pela polingenesia do Espírito Santo (Tt. 3.5). No ato da regeneração, a pessoa se torna uma nova criatura, na verdade, sai de uma condição de morte e passa para a vida (Ef. 2.1-5). O evangelho reconhece que se trata de um acontecimento maravilhoso, quando alguém se arrepende dos seus pecados e se volta para Jesus Cristo, confessando-O como Senhor e Salvador.
Algumas traduções bíblicas utilizam a palavra “renovação” para traduzir o termo grego polingenesia. Mas a expressão “nascer de novo” é a mais aceita no meio cristão, em alusão à citação de Cristo, em seu diálogo com Nicodemos, afirmando a necessidade do nascimento de cima (Jo. 3.3). Nessa conversa com o líder judeu, Jesus questiona a religiosidade humana, defendendo que a regeneração é um nascimento pessoal, que não pode ser substituída por práticas meramente religiosas.
Para Jesus, bem como para Paulo, o Espírito Santo é o agente da polingenesia, considerando que o “o vento sopra onde quer” (Jo. 3.8), e que “somos conduzidos pelo Espirito” (Rm. 8.14). A polingenesia, por conseguinte, tem uma relação direta com a santificação, pois a pessoa que nasceu de cima passa a buscar as coisas que são do alto (Cl. 3.1). Há nas igrejas pessoas ligadas a simples religiosidade, e que não experimentaram a polingenesia. Tais pessoas são chamadas a um genuíno arrependimento (At. 3.19), a fim de nascerem de Deus, condição necessária para ver o Seu reino (Jo. 3.3).

Ev. José Roberto Barbosa

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