Deprecated: urlencode(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/admossorocom/public_html/index.php(1) : eval()'d code on line 2
SER PAI! UM GRANDE PREVILÉGIO

SER PAI! UM GRANDE PREVILÉGIO

Qual dentre vós é o pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará em lugar de peixe uma cobra? Ou, se lhe pedir um ovo lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (Lc 11.11-13)

Bons pais conversam, pais brilhantes dialogam como amigos! Este hábito dos pais brilhantes contribui para desenvolver: solidariedade, companheirismo, prazer de viver, otimismo, inteligência interpessoal. Ser Pai – Uma missão sublime porem complexa. Muitos ganharam notoriedade na sociedade e perderam seus filhos. Muitos conquistaram fama e sucesso em suas vidas, porem sofreram derrotas fragorosas dentro do lar. Outros nunca desfrutaram de posições privilegiadas, porem construíram famílias solidas e edificaram relacionamentos saudáveis dentro do lar.

Ser pai não é uma responsabilidade simples, requer preparo, muito trabalho e uma total dependência de Deus. Temos o privilégio de gerar filhos e a responsabilidade de educá-los. Educar é investir e exige compromisso, coerência e muito trabalho. A educação deve ser principalmente pelo exemplo. Ser pai é um sublime privilégio, mas também uma imensa responsabilidade. Não basta gerar filhos, é preciso fazer grandes investimentos na vida deles para educá-los e prepará-los para a vida. A paternidade responsável é um grande desafio ainda hoje. Vamos observar, à luz da Palavra de Deus, alguns princípios importantes para os pais.

Um grande privilegio de ser pai é você poder em tudo servir de exemplo para os filhos. Antes de um pai ensinar os filhos, ele precisa viver o que ensina. O exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única eficaz. Antes de inculcar nos filhos a verdade, o pai precisa ter essa verdade no coração. O pai não pode apenas ensinar o caminho aos filhos, mas ensinar no caminho. O pai é um espelho. O espelho demonstra. Precisamos de pais que sejam modelo de honestidade, de piedade e vida cheia do Espírito. Também, um pai que faz diferença é alguém que encontra tempo para os filhos. Quem ama prioriza. Quem ama encontra tempo para a pessoa amada. Um pai jamais pode sacrificar o importante no altar do urgente. Tudo à nossa volta tem o apelo do urgente. Mas, nem sempre o urgente é importante.

Os filhos são importantes. Eles merecem o melhor do nosso tempo, da nossa agenda, da nossa atenção. Se um pai está tão ocupado a ponto de não ter tempo para os filhos, ele está ocupado demais. Na verdade, nenhum sucesso compensa o fracasso do relacionamento com os filhos. A herança de Deus na vida dos pais não é o dinheiro, mas os filhos. Presentes jamais substituem presença. Os filhos precisam dos pais, mais do que de coisas. Ainda, um pai que faz diferença é alguém que equilibra correção e encorajamento. O rei Davi pecou contra seus filhos porque não gostava de contrariá-los. O sacerdote Eli é acusado de amar mais os filhos do que a Deus, porém, seu amor não era responsável, pois ele foi conivente com o erro de seus filhos e não teve pulso para corrigi-los. Deixar de corrigir os filhos é um grande perigo. Porém, a correção precisa ser equilibrada com o encorajamento. Os filhos precisam ser estimulados pelos pais. O elogio sincero e a apreciação são ferramentas importantes na formação emocional dos filhos.  s filhos precisam sentir-se amados, pro egidos, e orientados pelos pais.

Por fim, um pai que faz diferença é alguém que cuida da vida espiritual dos filhos. Não basta dar teto, comida, roupa, educação e segurança aos filhos. O pai precisa prioritariamente conduzir seus filhos pelos caminhos do Senhor. O pai deve gerar seus filhos não apenas biologicamente, mas também gerá-los espiritualmente. Um pai que faz diferença é como o patriarca Jó que intercedia todas as madrugadas pelos seus filhos e os chamava para santificá-los. Precisamos de pais que aspirem não apenas o sucesso profissional dos filhos e invistam não apenas no êxito estudantil deles, mas busquem prioritariamente a salvação de seus filhos. Não basta ter filhos brilhantes, precisamos ter filhos salvos. Não basta ter filhos bem sucedidos profissionalmente, precisamos ter filhos consagrados a Deus. Nossos filhos são mais filhos de Deus do que nossos. Eles devem ser criados para realizarem os sonhos de Deus mais do que os nossos. Eles devem viver para a glória de Deus mais do que para a nossa realização pessoal.

Devemos sempre estar disponível para fazer o melhor. O pai do filho pródigo não entrou em desespero e em depressão porque tinha consciência de que havia feito o melhor e por isso tinha esperança. Nunca devemos perder a oportunidade de fazer o melhor. Nunca se esquecer de estender a mão solidaria. Nunca se esquecer de abraçar. Nunca se esquecer de fazer declarações de amor. Nunca se esquecer de investir tempo com qualidade. Nunca se esquecer de ouvir para compreender. Nunca se esquecer de pedir perdão. Quem faz o melhor acredita no potencial das pessoas. Quem faz o melhor acredita na lei da semeadura. A vida passa rapidamente e as ocasiões são únicas. Pense no que você pode fazer hoje para marcar positivamente o coração dos seus filhos. Sua esposa e filhos desejam que nós que somos pais os guiemos espiritualmente. Os filhos ficam realizados em saber que seu pai ama a Deus, anda com Deus e fala sobre Deus. Nunca esqueça seu valor como líder espiritual da família.

Deuteronômio 6.6-7 diz: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”. Você esta disposto para um desafio? Comece a passar tempo com Deus, torne-se num homem de oração, ajude sua família, a saber, o quanto você ama a Cristo e deseja honrá-lo. Por que não começar hoje? Esse é um dos maiores presentes que um homem pode dar a sua família. E, não há dia melhor para começar do que no dia dos pais. Deus abençoe a todos os pais, e nos faça serem vencedores na tarefa de conduzir espiritualmente nossas famílias.

Pr. Elumar Pereira  (Diretor do Departamento da Família da IEADEM )

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: contato@admossoro.com.br


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados