Deprecated: urlencode(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home1/admossorocom/public_html/index.php(1) : eval()'d code on line 2
PRINCÍPIOS X ESTILOS DE LIDERANÇA

PRINCÍPIOS X ESTILOS DE LIDERANÇA

Quando falamos de princípios e estilos em liderança, falamos de coisas distintas, porém interligadas.
Um conceito tem tudo a ver com o outro e sua prática se mistura, dificultando, às vezes, sua identificação em separado. Mas é importante, como líderes, analisarmos didaticamente estes conceitos e assim entender como isto se aplica a nossa vida.
Um princípio se refere ao que vem primeiro, antes de qualquer desdobramento de ações, é um fundamento que serve como base e norte para as atitudes que são praticadas.
Dentro da nossa formação Cristã, existem diversos princípios que regem nossa conduta. Por exemplo: o amor, a integridade, solidariedade, cuidado, compaixão, apoio, misericordia, justiça, fé, visão, adoração a Deus e assim por diante.
Toda vez que vamos agir, nossos princípios éticos e morais que são ensinados pela Palavra de Deus afloram e se revelam. Como também fica claro quando não estamos seguindo os referenciais de princípios corretos e justos.
Cada líder tem um conjunto de princípios que guiam sua conduta e fazem parte do filtro de suas motivações. Já o estilo está muito ligado à metodologia, formas, um grupo de hábitos comportamentais.
Os teus princípios influenciam muito teu estilo. Neste aspecto, a liderança servidora tanto se percebe no princípio como no estilo. Os três eixos centrais ligados aos estilos de liderança estão baseados no poder da tomada de decisão.
O estilo autocrático, é um tipo de liderança que as decisões estão muito focadas na figura do líder central. Normalmente é uma liderança muito produtiva com altos resultados. Pode melhorar sua performance se abrir o coração para ouvir seus pares.
O estilo participativo ou democrático divide o poder de decisão com o grupo. Assim quando vai planejar ou executar, ouviu os envolvidos, escolheram suas prioridades e, desta forma, lideram. Neste estilo existe muita criatividade e oportunização de desenvolvimento de pessoas. Para aumentar seus resultados, às vezes, precisam ser mais objetivos no processo de debate e discussão de ideias.
Outro estilo muito estudado é o “Laisse faire”, uma palavra francesa que siginifica “deixa fazer”. O líder que trabalha com este estilo delega o poder de decisão a outros, ele apenas acompanha e orienta em casos especificos. É muito usado este estilo quando o grupo é maduro, composto por pessoas de confiança do líder, que conhece a capacidade dos que estão com ele.
Neste estilo novos líderes são gerados com maior fluidez. O cuidado deve ser em não usar este estilo com pessoas neofitas. Uma coisa importante que merece destaque é que não existe um estilo melhor ou pior que o outro.
Todos os estilos terão pontos fortes e pontos de melhorias. Devido a este entendimento surgiu o estilo situacional, onde o líder é flexível na aplicação de um destes eixos, conforme a situação exige.
Particularmente, gosto muito da liderança situacional, pois nos permite extrair o melhor de cada estilo. E o seu estilo, qual é? Como você poderia melhorar? Você já identificou quais princípios têm regido sua prática de liderança? Boa reflexão. Abração, Lidere onde estiver.

Pr. Wendell Miranda (2° vice-presidente da IEADEM, Superintendente do Sistema de Comunicação da AD em Mossoró)

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: contato@admossoro.com.br


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados