TIRAR FÉRIAS EM FAMÍLIAS

A vida é vivida de momentos que traduzem e reflete a dinâmica da nossa alma, ou seja, nossa saúde física, mental, social e espiritual. Há um conceito errado de que quando trabalhamos initerruptamente sem parar é sinal de que estamos com muita saúde. “Um homem é um sucesso se pula da cama pela manhã, vai dormir à noite e, nesse meio tempo, faz o que gosta.” – Bob Dylan.
Eu amo e gosto muito do trabalho que exerço como profissional da área de saúde, porem, não gosto apenas de trabalhar. Gosto de passar tempo com a minha família, ficar sentado em uma praia e ver o mar, andar e viajar conhecendo outros lugares, comer, etc. Fazer o que gosta nesse meio tempo dá a razão pelo qual você ainda continua a batalhar.
O livro de Eclesiastes relata que tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. A corrida pelo sucesso, o prazer e a realização pessoal, tem levado as pessoas a uma ferrenha competição e agressividade nos negócios desta vida. Como consequência deste estilo de vida o ser humano esta stressado. Um verdadeiro desequilíbrio tem surgido no seio das famílias principalmente por questões trabalhistas e falta de planejamento de umas férias para refazer-se do stress do dia a dia.
Deus leva muito a sério o lazer, Gênesis 2.2 Diz: “no sétimo dia, Ele acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito”. Na minha visão Deus não cansou e nem muito menos ficou estressado. Porem, Ele descansou para nos deixar o modelo que deveríamos seguir. Nós sim, necessitamos de um dia na semana para descansar e de férias anuais para mantermos a dinâmica dos relacionamentos equilibrados, pois tenho certeza que muitos conflitos familiares poderiam ser solucionados, ou até mesmo evitados, se a família passasse mais tempo junta e usasse este tempo para aprofundar seus relacionamentos. O lazer não depende necessariamente de termos dinheiro ou não. O interessante é reunir força de vontade para parar um pouco na corrida desenfreada do dia a dia, e racionalmente, priorizar e programar atividades com a nossa família e para nós mesmos.
O sábio Salomão entendeu que “nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder”. Eclesiastes 3.12. Dedicar tempo a Deus e à família é um grande investimento, que produz lucros eternos. Os dias passam rapidamente e, quando menos esperamos, nossos filhos já cresceram e estão nos deixando. Ai é quando percebemos que a nossa concentração total no trabalho nos distanciou da nossa esposa e dos nossos filhos e há tempo que perdemos aquele companheirismo de quando começamos. Deus idealizou a família para ser à base da nossa felicidade pessoal, da nossa realização.
De alguma forma algo acaba interferindo na qualidade de vida e em todas as áreas, desde a financeira ate a espiritual, passando pelo emocional, relacional e física. Deus não planejou que vivêssemos uma vida tão estressada. A Bíblia relata em I Reis 19 a história de um profeta chamado Elias, homem de Deus. Porém ele se encontrava estressado, cansado, deprimido e longe da família. Deus tratou de seu esgotamento providenciando comida, descanso e mudança de vida. Enquanto ele esteve estressado, o inimigo de sua vida tirou vantagem dele. Mas quando estava alimentado e descansado Deus lhe deu uma nova perspectiva de vida.
Depois de um ano de trabalho é hora das férias. Férias significa pensar em descanso, curtir a família, os amigos, viajar, e esquecer a rotina. Férias é sinônimo de recarregar as energias, de relaxar, de estar com você mesmo, de estar com a família, de interagir com os filhos, de fazer o que você tem vontade. Mas, é importante não ficar preso a horários, padrões de comportamentos, porque estas regras são necessárias no trabalho e não para as férias.
Existe um pensamento Budista que retrata muito bem aquelas pessoas que vivem para o trabalho e nunca se lembram de valorizar os benefícios de umas férias: “Os homens que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde; Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro; Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido”.
O descanso das férias aumenta a produtividade do funcionário, melhora a qualidade do trabalho, volta mais criativo, as ideias fluem melhor, mais motivado á trabalhar, porque se as férias forem boas e a pessoa está satisfeita por conseguir fazer tudo o que queria e tinha vontade, ela vai trabalhar o ano todo com garra para fazer de suas próximas férias ainda melhor. Além disso, vitaliza a saúde física, emocional, e é um momento de busca de um estado espiritual e renovação de esperanças. Quem não consegue tirar férias já está com uma dificuldade muito grande, está sempre em estado de alta pressão, tem estresse em nível mais elevado, maior probabilidade de ter depressão, ansiedade, por isso é fundamental dar uma parada, tirar um tempo só para você, até mesmo para refletir o que você conseguiu realizar e conquistou durante o ano.
Amados, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. III João 2.

Deus te abençoe…

Pr. Elumar Pereira  (Diretor do Departamento da Família da IEADEM)

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: contato@admossoro.com.br


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados