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PACTO

PACTO

O mundo antigo, como o contemporâneo, sempre foi conduzido por pactos, alianças que firmavam acordos entre pessoas e povos. De igual modo, o relacionamento de Yahweh com os povos, mais propriamente com Israel, estava fundamentado em uma aliança. A palavra hebraica que expressa essa relação é berit, utilizada pela primeira vez no Antigo Testamento após o dilúvio. Em Gn. 9.9-17 Deus estabeleceu uma berit com Noé, prometendo não destruir mais a terra. Por meio daquele patriarca o Senhor preservaria a descendência humana na terra.
Posteriormente, Yahweh estabeleceu um berit com Abraão (Gn. 15.18; 17.1-19), por meio do qual prometeu fazer dele uma grande nação, dando-lhe descendência. A existência de um pacto pressupõe a definição de termos explícitos, e em relação à aliança de Deus com Israel, o próprio Senhor determinou as ordenanças pelas quais a nação deveria se reger. No Monte Sinai, Yahweh deu ao povo israelita a Sua lei, conclamando a nação para confirmar os termos explicitados por Ele na berit (Ex. 24.1-8).
Naquele local Yahweh deu a Moisés as palavras que deveriam conduzir o relacionamento entre o Senhor e a nação israelita (Ex. 20). Os termos do berit foram estabelecidos pelo próprio Deus, e exigiam obediência ao Senhor. A nação comprometeu-se inicialmente em fazer tudo conforme estava escrito na aliança. Todavia, as palavras assumidas com os lábios não se confirmaram nas práticas daquela nação. Ao invés de obedecerem à lei de Deus, o povo decidiu seguir seus próprios caminhos, recebendo as consequências da quebra da aliança.
A perseguição por parte das nações vizinhas, resultando em vários anos de cativeiro, foi uma demonstração da ruptura de Israel com a berit de Deus. Mas Yahweh não se esqueceu do Seu povo, apesar da desobediência, agiu com misericórdia e graça, trazendo-o de volta à Terra Prometida. Jeremias profetizou que o Senhor fará um novo berit com os israelitas, esse em dimensão escatológica (Jr. 31.31-34). O cumprimento dessa aliança se dará por ocasião da vinda de Cristo para governar as nações, como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap. 19.16).
Na atualidade, a berit do Senhor se dá através de Jesus Cristo, Ele antecipa o cumprimento futuro da aliança entre Deus e os homens (Lc. 22.20; Hb. 8.8; 9.15; 12.28). Esse pacto foi prometido a Davi em II Sm. 7, nesse texto Yahweh revelou ao monarca que sua linhagem reinaria para sempre. O profeta Daniel viu o retorno do Filho do Homem, o Ancião de Dias (Dn. 7), que reinaria eternamente. Portanto, Jesus é o cumprimento das promessas divinas dadas ao rei Davi (II Cr. 21.7; Jr. 33.20,21).
A palavra aliança ou pacto no grego do Novo Testamento é diathekê, que também pode ser traduzida por testamento. Jesus Cristo é o Mediador dessa nova aliança. O sangue dEle derramando no Calvário, bem como o cálice usado na celebração da Ceia, representa “o sangue do novo diatheke” (Lc. 22.20; I Co. 11.25). Tanto Paulo, em suas epístolas, quanto o autor da Epístola aos Hebreus, afirmam que esse berit/diathekê é superior à antiga (II Co. 3; Hb. 8). Esse novo pacto, em comparação com o antigo, tem melhores promessas, e sua glória jamais desaparecerá (Hb. 7.22).

Ev. José Roberto A. Barbosa (2º Secretário da Assembleia de Deus em Mossoró-RN e professor da EBD)

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